Textos > Acompanhamento

Ficha de Acompanhamento

A ficha de acompanhamento sugerida aqui é extremamente simples, e foi pensada para ajudar cada pessoa que entra nesta História do Pequeno Reino a orientar-se na exploração do conjunto dos textos.

Como afirmamos em vários lugares dessa proposta pedagógica, cada um dos textos de que ela é composta foi escrito com o objetivo de ser consultado constantemente por pessoas diretamente envolvidas na educação de crianças, ou na gestão desse trabalho.

O uso desta ficha de acompanhamento, preenchida periodicamente, pode servir como uma espécie de “mapa” ou de “diário”, que apontará os “lugares” da proposta que já foram percorridos, os que ainda serão explorados, áreas que merecem novas visitas, ideias especialmente interessantes, etc.

Você tem duas opções para acessar a ficha:

  • Uma versão em pdf, não editável, pronta para imprimir.
  • Uma versão editável (arquivo doc), que você poderá modificar como desejar, e que poderá ser usada e salva na versão virtual e/ou impressa.


Evidentemente que você poderá, se assim o desejar, criar outros tipos de fichas ou de materiais que ajudem a orientar a consulta ao conjunto dos textos da proposta.

Você também pode pensar em criar pastas ou arquivos – reais e/ou virtuais – que façam o registro de ideias e de atividades experimentadas em seu trabalho com crianças. Textos, fotos, desenhos, vídeos poderiam, com o tempo, permitir a criação de um portfólio (conceito de avaliação apresentado na Discussão 17 e na Discussão 20) cada vez mais denso, registrando momentos e resultados importantes, e atestando o desenvolvimento de competências as mais diversas.
Também é importante, para concluir, deixar muito claro que é lógico que você não precisa usar essa ficha, se não quiser. Não há nenhum problema nisso, essa não é uma ficha de avaliação, e ela é oferecida dentro do mesmo espírito lúdico que anima toda essa proposta, ou seja, apenas quem gostar de uma ideia, e se interessar pela atividade proposta, deve entrar na brincadeira...

         
  PDF   PDF  
         

Não tem PDF Reader? Clique aqui para baixar.



A História do Pequeno Reino