Apresentação > Introdução

Introdução Geral

PREZADA EDUCADORA OU PREZADO EDUCADOR:

Bem vinda, ou bem vindo, ao espaço virtual do Pequeno Reino!

É uma honra receber sua visita.

Esse site – www.lucapr.com.br - surgiu para abrigar e divulgar uma série de textos que fazem parte de uma proposta pedagógica completa para a educação elementar.

O principal objetivo da proposta é inspirar a prática de pessoas que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, ou em centros de educação de todos os tipos, como casas de abrigo e orfanatos ou, até mesmo, em suas famílias.

Repetindo: toda a proposta é voltada para orientar a prática de educar, e mesmo as reflexões teóricas são desenvolvidas nessa perspectiva de fornecer apoio à atividade de quem está mergulhada na prática de educar crianças, ou na qualificação de pessoas que fazem isso. Ao consultar os textos, é importante lembrar disso.

A obra completa - que inclui um pequeno livro impresso que apresenta uma história em 20 capítulos - constitui também uma acessível introdução à Pedagogia para estudantes de cursos presenciais e a distância.

ESTRUTURA DA PROPOSTA

Para entender melhor o conjunto de textos disponibilizados aqui, é importante ter uma visão da proposta como um todo. Os textos que a compõem estão distribuídos em três áreas principais:

LIVRO IMPRESSO - A HISTÓRIA DO PEQUENO REINO – O primeiro dos 20 capítulos da história começa assim:

Era uma vez um reino bem pequenininho. Não era um reino lá muito rico, mas, como todo reino que se preze, ele tinha uma bela Rainha e Súditos. Os Súditos não eram muitos: diz a lenda que eles não passavam de 20 ou 30 e que, como o próprio reino, eles eram muito pequeninos...

Esse é o início de uma história que apresenta o resumo da proposta pedagógica completa. As aventuras da Rainha, da Fada e dos pequenos Súditos - que você encontra no livro - devem ser vistas como uma espécie de metáfora, uma “ficção didática” que fala sobre como pode ser pensado, organizado e conduzido o trabalho educativo com crianças.

Caso você ainda não tenha o livro impresso, pode encomendá-lo facilmente, aqui mesmo neste site em que você tem acesso gratuitamente a todo o resto da proposta. Disponibilizar os textos virtualmente permitiu uma grande redução do custo do livro, em relação a duas versões anteriores desta proposta (Editora Nova Didática, 2000; Editora Positivo, 2005), já esgotadas.

NO SITE - 20 DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS - Cada um dos 20 capítulos da História do Pequeno Reino é acompanhado por uma discussão complementar, que está disponível para consulta e impressão aqui, no endereço www.lucapr.com.br. Essas 20 discussões podem ser consultadas inúmeras vezes, ao longo do tempo, pois cada uma delas aprofunda e complementa ideias mostradas ao longo da história, trata de questões teóricas e apresenta uma série de sugestões concretas, que poderão ser experimentadas com as crianças. Você também encontra nessa seção uma lista com as principais referências bibliográficas da proposta e uma pequena ficha de acompanhamento, que você poderá, se quiser, usar para ajudar a sua exploração dos diferentes textos que constituem esta proposta pedagógica.

NO SITE - 5 SUGESTÕES PARA RECEBER AS CRIANÇAS - Também aqui, no nosso site, você encontra um conjunto de sugestões que ajudam a pensar sobre o que pode ser feito para facilitar a adaptação das crianças e para combater a ansiedade, que é a grande inimiga do brincar e do aprender. Se você trabalha com crianças pequenas pode ser interessante, antes mesmo de começar a ler o resto dos textos, tomar contato com as ideias dessa pequena seção da proposta.

Em conjunto, o livro impresso e os dois blocos de textos disponibilizados aqui foram concebidos como uma proposta pedagógica completa e integrada, complementada por mais dois espaços virtuais, nessa nova e reformulada edição:

NO SITE - CONTATO - Espaço para enviar mensagens, perguntas, relatos.

BLOG DO LUCA – Ao longo dos anos, alguns artigos escritos pelo autor ajudaram a definir e a aprofundar temas abordados nos outros textos da proposta. Nesse espaço, você tem acesso a esses artigos – e a novos textos relevantes para enriquecer a compreensão da proposta.

UMA IDEIA FUNDAMENTAL:

Toda a proposta pedagógica resumida no livro impresso - e aprofundada nos textos que você pode acessar e imprimir aqui - se apóia sobre um princípio fundamental:


Crianças de todas as idades adoram interagir, explorar e brincar, e nada pode ser mais importante do que organizar as coisas para que elas façam isso, cada vez mais, se queremos maximizar sua tremenda capacidade de aprender.


Esse princípio já foi testado em inúmeras experiências práticas, e é inspirado em um grande conjunto de autores e de pesquisas nos campos da Pedagogia e da Psicologia da aprendizagem. Nas últimas décadas e nos últimos anos essa idéia ganhou um embasamento ainda mais sólido, com a divulgação dos resultados incríveis apresentados por três novas áreas de pesquisa: as experiências com aprendizagens precoces, a psicologia dos bebês e a neurologia infantil.

Repetindo o princípio fundamental: uma educação compatível com os conhecimentos que temos sobre os bebês e as crianças, no século XXI, deve incentivar as tendências infantis para interagir e brincar, em vez de combatê-las ou de ignorá-las.

COMO LER E COMO USAR ESSA PROPOSTA?

Não existe um caminho único para explorar o conjunto desses textos, e cada pessoa que educa tem suas preferências e vive situações que sempre são únicas, alem de ter o seu jeito e ritmo próprio de ler.

Você pode preferir, em uma primeira leitura, ler apenas o livro impresso A História do Pequeno Reino, que apresenta uma versão simplificada da proposta.

Começar pela leitura de toda a história contada no livro também é uma boa maneira de introduzir o trabalho de qualificação em serviço para quem atua em redes públicas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I, e também em creches ou em outros espaços comunitários.

Mas também pode ser que você prefira começar lendo as 20 Discussões Pedagógicas disponibilizadas aqui no site, especialmente se estiver em busca de aprofundamento e das justificativas teóricas da proposta.

Ou então você pode ler no formato pensado para a qualificação progressiva de grupos, em que cada discussão é abordada após a leitura coletiva de cada capítulo da história.

Apesar da sequência dos 20 capítulos e discussões ter uma lógica, pois foi pensada para orientar a implantação progressiva de uma organização pedagógica de espaços educativos, qualquer forma de uso e de percurso pelo conjunto dos textos é válida.

O mais importante, de longe, é que, cada vez que consultar qualquer “pedaço” dessa proposta, você sinta toda a liberdade não apenas para experimentar qualquer das ideias, mas também para criticar, ignorar, discordar, enriquecer e modificar as sugestões, para adaptá-las às suas crianças, a outras leituras que lhe agradaram, à sua realidade e às suas intuições, ao seu jeito de ver e de fazer as coisas.

Afinal de contas, o objetivo dessa conjunto de textos e dessa proposta como um todo é facilitar a sua vida e não complicá-la mais...

RESUMINDO

Esta não é uma proposta que foi escrita para ser lida toda de uma vez, e nem para ser lida apenas uma vez. Pessoas que trabalham com crianças das mais diversas idades, nos mais diversos contextos, podem estar constantemente folheando as páginas do livro, navegando e imprimindo diferentes textos do site, relendo materiais com sugestões mais relevantes para um momento ou tema específico, etc.

Esperamos que cada nova leitura possa ajudar você a refletir sobre pedagogia, sobre a escola e servir de inspiração para experimentar formas de educar capazes de melhorar o seu dia a dia e o das crianças, abrindo caminhos para resultados educativos, e de aprendizagem, surpreendentes.

Boas leituras, bom trabalho e, principalmente, divirtam-se, você e suas crianças...



imprimir







A História do Pequeno Reino